Canceloumediacao.com

Dúvidas? É só ligar

Vai viajar? Saiba se você precisa da vacina da febre amarela.

Canceloumediacao.com

Ter o certificado de internacional de vacinação contendo a vacina da febre amarela tornou-se tão importante quanto ter um passaporte válido. Entenda o porquê.

Vai viajar? Saiba se você precisa da vacina da febre amarela. Cancelou.com 10/03/2018

Para saber quais países exigem a vacina da febre amarela, você deve consultar a página da Saúde do Viajante no site da Anvisa e selecionar o local sobre o qual deseja saber. Esse é o endereço onde as informações costumam estar mais atualizadas a respeito das exigências de cada destino. Entre os países que pedem a certificação estão: Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba. Vale destacar que a vacinação é exigida mesmo que haja apenas uma conexão no país.

Segundo a Anvisa, as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para efetivarem a imunização. A primeira coisa que você precisa saber é que só são aceitos certificados internacionais emitidos até, pelo menos, 10 dias antes do embarque. Por isso, a orientação é que, se você pretende viajar para o exterior (mesmo que o país não esteja solicitando o certificado até este momento), vacine-se, mesmo sem estar com a viagem marcada. Muitos brasileiros, infelizmente, acabaram sendo barrados ainda no check-in quando Colômbia, Cuba e Panamá passaram a exigir a vacinação sem aviso prévio.



Conferir se você está com a vacina da febre amarela em dia tornou-se um dos itens indispensáveis de viagem.

Quais países exigem a vacina da febre amarela?

Em 2017, diversos países localizados na América do Sul, América Central e o Caribe passaram a exigir o certificado internacional de vacinação contendo a vacina da febre amarela para os brasileiros. Muitos passageiros foram pegos de surpresa e não conseguiram colocar sua viagem em prática, mesmo com a passagem comprada. Para que você não passe por isso, vamos entender melhor? É só continuar a leitura desse texto.

Para saber quais países exigem a vacina da febre amarela, você deve consultar a página da Saúde do Viajante no site da Anvisa e selecionar o local sobre o qual deseja saber. Esse é o endereço onde as informações costumam estar mais atualizadas a respeito das exigências de cada destino. Entre os países que pedem a certificação estão: Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba. Vale destacar que a vacinação é exigida mesmo que haja apenas uma conexão no país.



Mesmo sem estar com viagem marcada, a recomendação é vacinar-se contra a febre amarela e emitir o certificado internacional de vacinação. Foto: Agência Brasil.

Onde vacinar e emitir o certificado internacional


1) O primeiro passo é procurar um posto do Sistema Único de Saúde (SUS) e tomar a dose-padrão da vacina para obter seu certificado nacional. 

2) Depois, faça um pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa - de preferência utilizando o navegador Internet Explorer. 

3) Por último, procure um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante na sua cidade para emitir o certificado internacional. 


No dia, leve o cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito.


Vacina fracionada


Uma das coisas que ninguém te conta é que, para ter o certificado internacional de vacinação contendo a vacina da febre amarela é preciso ter tomado a dose padrão. Isso significa que, segundo comunicado oficial da Anvisa, se você tomou a dose fracionada, não consegue emitir o certificado. As doses fracionadas foram aplicadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e foi uma iniciativa do Ministério da Saúde para combater a iminência de um surto de febre amarela. No lugar da dose de 0,5 ml - padrão -, a população desses estados recebeu doses de 0,1 ml - a fracionada. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a entidade responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e fabricação de grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS), esta dose menor é suficiente para imunizar o paciente por oito anos.

Se você é morador de algum desses estados, só conseguirá receber a dose-padrão apresentando uma passagem emitida com destino a um país em que o certificado internacional é exigido. Confira a lista completa dos municípios que adotaram a dose fracionada.



Antes de se vacinar, confira se seu município está recebendo a dose completa ou fracionada da vacina contra a febre amarela.

O que fazer se você não pode ser vacinado


Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina não pode ser aplicada nas pessoas dos perfis abaixo:


  • Crianças menores de 9 meses de idade;
  • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; 
  • Pessoas com alergia grave ao ovo;
  • Pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350;
  • Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; 
  • Pessoas portadoras de doenças autoimune; 
  • Pessoas em tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).


Se você se encaixa nesses casos, é necessário emitir um certificado de isenção seguindo o passo a passo abaixo:


1) Para começar, você precisa baixar o modelo do certificado internacional de isenção no site da Anvisa e preenchê-lo.

2) Depois disso, você deve imprimir algumas cópias (por segurança) e levar para um médico responsável pelo seu caso assinar e carimbar. 

3) Pronto: seu certificado de isenção de vacina da febre amarela vale em todo o território internacional.


O que fazer em caso de certificado vencido


De acordo com a OMS, uma dose-padrão da vacina da febre amarela é capaz de imunizar o paciente pela vida toda. Por isso, teoricamente, não é necessário renovar seu certificado internacional, mesmo que ele esteja vencido. No entanto, como não é possível garantir que todos os fiscais estejam cientes dessa regra, a recomendação é um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante e solicitar a segunda via atualizada.


Agora que você já tem todo esse conhecimento, compartilhe com os amigos. E se tiver algum problema na viagem, conte com a gente para ajudar. Cancelou.com, seus direitos viajando com você.