Canceloumediacao.com

Dúvidas? É só ligar

As notícias que afetaram o mercado das companhias aéreas no país e o que você precisa ficar atento

Canceloumediacao.com Cancelou.com 03/05/2019

Nessas últimas semanas tivemos várias notícias relacionadas às companhias aéreas no país. Cancelamentos de voos em massa, crise em companhia aérea, aumento de fiscalização nos aeroportos. Naturalmente, o nosso fluxo de atendimento para dúvidas, comentários e indenizações aumentaram consideravelmente. Resolvemos então fazer um resumo com os principais pontos que você consumidor e passageiro deve sempre ficar atento.


Caso Avianca 


Primeiro o caso da Avianca. A cia que já vem enfrentando dificuldades financeiras entrou em recuperação judicial em dezembro e agora, depois de cancelar quase dois mil voos até o dia 08 de maio, opera com o mesmo número de voos que operava em 2003 quando entrou no mercado ainda com o nome de Ocean Air. O que vemos é um caos instaurado nos aeroportos, com relatos de espera de mais de 10h, e a permanência da Avianca em apenas alguns aeroportos do país. Com essa proporção, as agências de viagens também sofrem as consequências ao comercializarem os pacotes de viagens operados por essa cia. Ainda que o fornecedor, arque com suas responsabilidades como acomodação em outro voo por exemplo, e você como consumidor se sentir lesado, cabe sim direito a indenização.




Bagagem de mão


Outro destaque foi a rígida fiscalização para o embarque com a bagagem de mão. Nada mudou em relação às regras, vigentes e regulamentadas pela ANC desde maio de 2017, mas o constante desrespeito a ela fez com que as cias aéreas tomassem uma atitude em relação à isso. Lembrando que para embarcar no avião com sua mala de mão as regras são: até 10 kg e as dimensões podem ser definidas por cada cia aérea, e se diferenciam se forem voos internacionais ou nacionais. Até dia 13 de maio, todos os aeroportos do país, as companhias já estarão operando com a fiscalização mais rígida, e caso sua bagagem não atenda os parâmetros você deverá retornar ao balcão de check-in para despachá-la correndo o risco de pagar a taxa por excedente de bagagem e o pior, perder o voo. Neste caso, é muito importante lembrar, que a responsabilidade é do passageiro, não cabendo indenização. Então não custa lembrar, antes de fazer as malas cheque no site da sua companhia aérea, quais as regras que ela impõe em relação ao volume total da bagagem de mão e claro, o peso e volume para as que vão despachar também. 




Crise na Argentina


E a notícia mais recente, envolve a crise no governo argentino. Com a greve dos sindicatos em oposição ao governo, companhias como Aerolíneas, Latam, Azul e Gol, cancelaram os voos da última terça dia 30/04 que tiveram a Argentina como destino ou origem. A princípio pode parecer que as empresas não têm como controle da situação e não têm “culpa” no ocorrido. Porém, além de garantirem seus direitos como transporte, alimentação e hospedagem, é cabível sim a indenização. Este não é considerado um caso fortuito ou de força maior como condições climáticas, portanto pode sim, entrar com seu pedido de indenização.




Gostou do nosso resumo? Estamos preparando um check list com as principais dúvidas e as orientações que você deve tomar em relação aos atrasos e cancelamentos de voos, e também sobre as bagagens. Se tem alguma dúvida deixe seu comentário